-
Arquitetos: Groundwork Architecture
- Área: 1005 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Dhurpad Shukla
-
Fabricantes: HIFAB Aluminum, Jai Jalaram Bricks, Jayantilal, Restile Ceramics
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa Dalal foi construída em um terreno de 1.000 metros quadrados com 20m de frente para a rua e 50m de profundidade. Ela foi projetada com a ideia de criar um espaço de vida familiar na parte posterior com todas as principais áreas voltadas para o quintal ao leste. O volume utiliza tijolo natural e concreto como principais acabamentos externos com uso mínimo de superfícies rebocadas nas áreas funcionais. A casa está organizada espacialmente em três níveis com cinco quartos, sala de estar formal, sala de estar e jantar da família, academia privativa e salão de festas com uma grande varanda voltada para o quintal.
A casa tem duas entradas, uma formal pelo pórtico principal e uma secundária na garagem pelo lavabo. A entrada formal leva ao hall de pé-direito duplo que se conecta ao corredor principal da casa. O corredor funciona como a espinha principal conectando todos os três níveis através de uma escada. O comprimento do corredor é interrompido por um pátio rebaixado ao nível do subsolo criando também um poço de luz para a escada, corredor, sala de estar e academia.
Entra-se na casa por um hall com um pátio de esculturas a céu aberto à esquerda ladeado de um lado pela escada e do outro pela espinha principal da casa, o corredor que conduz aos espaços interiores. A proximidade da sala de entrada com o hall mantém a privacidade das demais áreas familiares. O corredor no térreo limita os espaços de estar e jantar que se abrem para a varanda voltada ao jardim no leste. O quarto principal no primeiro andar se abre para a varanda, enquanto a academia se projeta para ela e cria um volume de pé-direito único. Isso gera duas escalas de espaços de estar no térreo, ambas de frente para o jardim. O subsolo é predominantemente um grande salão conectado ao pátio, trazendo luz natural e permitindo o acesso ao exterior sem o uso da escada.
Cada fachada tem uma proporção diferente de abertura para aproveitar efetivamente a luz natural e mitigar a luz solar excessiva. O projeto tenta reduzir o uso de energia aproveitando fontes renováveis. Toda a água da chuva do terraço é captada em um tanque subterrâneo com capacidade de armazenar água potável para o consumo durante todo o ano. Os quartos e áreas de estar possuem sistema de ar-condicionado instalado, no entanto, as áreas gerais utilizam um sistema de resfriamento evaporativo passivo integrado à casa através de um eixo vertical que conecta os três andares. Parte da eletricidade é gerada através da instalação de painéis solares no terraço.